É Hora de experimentar! Desde tempos remotos surgiu a experimentação! a filosofia a sugere como ponto chave para a provar os fenômenos ocorridos na natureza!
Na escola não é diferente, temos que ter a experimentação como aiada no processo de aprendizagem , u,a vez que determinados fenômenos são de difícil compreensão dada apenas a utilização da oralidade. Em minha pratica profissional tenho observado e recebido devolutivas de alunos que relatam entender melhor os conteúdos de ciências, quando é explicado por meios de experimentos,
mas como realizar experimentos sem laboratórios na escola?
Essa é uma indagação recorrente, porém deve lembrar que a escola é o próprio laboratório que geralmente esse experimentos científicos pode ser eitos com materiais do cotidiano do alunos. tenho feito isso e para mim tem gerado resultados em minhas turas de 6 ao 9 ano, o desenvolvimento e entendimento deles tem sido mais eficaz e o aprendizado tem sido sedimentado uma vez que os experimentos são a base visual para comprovação da teoria.produção de cartazes sobre piramide alimentar
em seguida os alunos trouxeram frutas para nos deliciarmos com uma salada de frutas! experimentando na construção dos conceitos estudados ! 5/6 ANO DA EJA
Confecção da tabela periódica do elementos químicos realizada pelos alunos do 9 ano do fundamental 2 ( a tabela foi todo construída por eles e com materiais pesquisados previamente por eles
Construção do sistema solar , desenvolvido po alunos do 6 ano do fundamental 2 utilizando conhecimentos de artes e ciências!
experimentos realizados pelos alunos dos 6 e 7 ano do ensino fundametal 2 com materiais trazidos de casa do uso cotidiano deles!
Alguns materiais forma levados por mim, mediante concessão dos coordenadores do laboratório de divulgação cientifica do sudoeste da Bahia (LADIQ)

A experimentação é uma ferramenta valiosa para ser utilizada em todas as áreas do ensino uma vez que trabalha com o campo cognitivo visual e auxilia na sedimentação do conhecimento.
Oba! Que legal vc utilizar o blog para divulgar a sua prática pedagógica.
ResponderExcluir