sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Fontes pré-profissionais

Antigamente não era assim !
De fato não era! Ao longo dos anos o modelo educacional mudou, novas técnicas provenientes de estudos pesquisas e observações, foram sendo incorporadas ao modelo de alfabetização que existia. A relação aluno-professor era delimitada por um professor que detia o conhecimento estando no centro do processo e os alunos apenas como espectadores e repetidores desse conhecimento trazido pelo professor ou seja os alunos não eram participes do processo de construção no processo de ensino aprendizagem.
Eu fui alfabetizada da forma mais tradicional possivel ... Aprendi o vogais as consantes o alfabeto ... Meu nome .... Todo o processo devidamente respeitado todas as etapas bem vividas ... Cheguei ao curso de química por inspiração de meus professores de química e fisica ... Eles sempre me incentivavam e diziam que eu tinha o Don para a docência e que mesmo vindo de uma realidade difícil,que era pra eu nunca desistir pois sabiam que eu tinha potencial... Pois é aqui estou !
Dentro dos padrões de alfabetização de minha época aprendíamos as vogais, depois as consoantes seguida de alfabeto silabas e letras , os numerais os algarismos romanos... A medida que mudava de series novos conhecimentos era introduzido no processo de aprendizagem. Tratava-se de uma metodologia em massa onde a individualidade e tempo de aprendizagem de cada uma não era levada em conta , onde os métodos avaliativos  eram provas escritas (utilizadas até hoje) baseadas e elaboradas por meio de conhecimentos previamente explicados pelos professores, por meio dessa prova ou melhor da noa obtida pelo aluno nessa prova, se dizia se o aluno era ou não inteligente (ainda hoje tem educadores que fazem esse tipo de julgamento).
Em se tratando de acesso, no geral todos tinham acesso a escola e isso implicou diretamente no exercício  da cidadania uma vez que todos estudavam na mesma escola independente de ter dinheiro ou não, quesitos como respeito  colaboração, coleguismo, participação das famílias na escola dentre outros influenciaram diretamente no meu processo de formação enquanto cidadã.
O processo de ensino parece ter em partes retrocedido em outros progredido, a construção do conhecimento hoje se da pela dualidade professor-aluno isso é um ponto positivo dado que não existe ninguém centro no processo e sim uma colaboração ativa para a criação de conhecimentos compartilhados. No entanto,  família tem se isentado de participar desse processo não sendo parceira da escola causando uma lacuna que interfere no bom desenvolvimento de mesmo.
No que se diz  respeito ao processo de formação ao qual estou inserida, houve uma mudança considerável em meus conceitos a cerca do aprendizado e de como o mesmo se dá, Experiencias no PIDIB e no LADIQ ( LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA ), me levaram a a entender a necessidade e importância de valorizar os saberes trazidos pelos alunos além de entender que os mesmos trazem múltiplas inteligencias e que de posso desse saber, devo mesclar meus modos de avaliação enquanto professora englobando nos mesmo a diversidade que há em cada aluno.
Entender que, como a aprendizagem é um processo de construção onde, colegas professores, direção família sejam co-autores do meu processo de formação  me levou a querer me tornar uma profissional sensível as necessidades de cada ser incluso nesse processo auxiliando na formação e na construção de seres humanos melhores .
Resultado de imagem para escola um lugar de construção

Experimentação em sala de aula!

É Hora de experimentar! Desde tempos remotos surgiu a experimentação! a filosofia a sugere como ponto chave para a provar os fenômenos ocorridos na natureza!  
Na escola não é diferente, temos que ter a experimentação como aiada no processo de aprendizagem , u,a vez que determinados fenômenos são de difícil compreensão dada apenas a utilização da oralidade. Em minha pratica profissional tenho observado e recebido devolutivas de alunos que  relatam entender melhor os conteúdos de ciências, quando é explicado por meios de experimentos, 
mas como realizar experimentos sem laboratórios na escola? 
Essa é uma indagação recorrente, porém deve lembrar que a escola é o próprio laboratório que geralmente esse experimentos científicos pode ser eitos com materiais do cotidiano do alunos. tenho feito isso e para mim tem gerado resultados em minhas turas de 6 ao 9 ano, o desenvolvimento e entendimento deles tem sido mais eficaz e o aprendizado tem sido sedimentado uma vez que os experimentos são a base visual para comprovação da teoria.

 produção de cartazes sobre piramide alimentar
em seguida os alunos trouxeram frutas para nos deliciarmos com uma salada de frutas! experimentando na construção dos conceitos estudados ! 5/6 ANO DA EJA
 Confecção da tabela periódica do elementos químicos realizada pelos alunos do 9 ano do fundamental 2  ( a tabela foi todo construída por eles e com materiais pesquisados previamente por eles

 Construção do sistema solar , desenvolvido po alunos do 6 ano do fundamental 2 utilizando conhecimentos de artes e ciências!
 experimentos realizados pelos alunos dos 6 e 7 ano do ensino fundametal 2 com materiais trazidos de casa do uso cotidiano deles!

Alguns materiais forma levados por mim, mediante concessão dos coordenadores do laboratório de divulgação cientifica do sudoeste da Bahia (LADIQ) 








A experimentação é uma ferramenta valiosa para ser utilizada em todas as áreas do ensino uma vez que trabalha com o campo cognitivo visual e auxilia na sedimentação do conhecimento. 

Como a contextualização ajuda no processo de aprendizado